Deborah Wilson Salvatore é uma veterinária de 25 anos que se apaixonou por um estranho depois deste a ter ajudado a salvar seu cachorro que estava se afogando no mar. Foi amor à primeira vista para ambos e não levou muito mais tempo para que firmassem um compromisso sério e se casassem depois. Mas o que Damon não esperava era que Katherine estivesse sempre vigiando Damon para que ele nunca se desviasse do propósito de “salvar” ela e da tumba em que estava há séculos presa.

Cinco anos depois de se terem casado, Damon simplesmente desaparece deixando uma carta de despedida sem sentimentos ou arrependimentos.

Deborah sofre mas a raiva se torna maior que o amor que sente pelo cafajeste e jura a si própria que o caçaria até o fim do mundo para formalizar o divórcio e seguir com a sua vida sem empecilhos do passado.

Sua investigação pelo passado de Damon não para até que uma pista a leva até Mystic Falls, mas quando lá chega e confronta Damon ele não se recorda dela, de alguma vez ter a conhecido ou de simplesmente ter estado casado com ela por cinco anos.